Chevy Colorado & GMC Canyon banner

O seu camião pensa sempre que é noite? Como solucionar problemas com o sensor de luz ambiente.

2 reading
31K views 64 replies 34 participants last post by  pomarco  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

Como alguns de vocês sabem, fiquei furioso com a forma como minha caminhonete sempre acha que é noite. Ela ligava as luzes e diminuía o painel, a menos que o sol estivesse brilhando diretamente no sensor. Podia estar claro, sem uma nuvem no céu, tão brilhante que eu estava usando óculos escuros... mas se o sensor estivesse na sombra do pilar A, do teto, das árvores, de qualquer coisa... painel escuro e luzes acesas.

O que. O. Heck.

Agradecimentos enormes a @hoitzed que me apontou para a direção certa. Era muito antigo, fui a fóruns diferentes e tinha toneladas de informações conflitantes, então pensei em colocá-lo no topo da mente para que todos pudessem consertá-lo sozinhos. É muito fácil e difícil de estragar. Nenhuma ferramenta especial é necessária. Se você pode trocar seus faróis por LED, pode fazer isso. Se você pode trocar suas luzes de mapa e de teto por LED... você será um profissional! Divulgação - faça isso por sua conta e risco. Não é coberto pela garantia se você estragar alguma coisa, e não me culpe se você fizer... sim, é fácil, mas você está lidando com eletrônicos sensíveis, e se você não se sentir confortável com o risco, não faça.

Passo 1 - remova a carcaça do sensor

A carcaça do sensor é aquela coisinha em forma de olho bem no meio do seu painel. Ela é mantida no lugar por uma peça trapezoidal de acabamento, mostrada abaixo (observe que a própria carcaça do sensor não é mostrada nesta imagem!). Se você levantar a parte da frente (voltada para a janela, não para você) do acabamento, ela vai aparecer. Use algo de plástico para evitar arranhá-lo. Depois de removê-lo, você pode remover a peça de acabamento da carcaça do sensor girando-a e puxando-a... é fácil ver como fazer isso quando ela está exposta. Por último, mas não menos importante, desconecte a carcaça do sensor. Você tem que pressionar com bastante firmeza nas duas abas laterais para destravá-la... apenas seja paciente e firme, mas gentil, e o plugue sairá. Tive que puxar meu sensor com certa firmeza e delicadeza para tirá-lo o suficiente para alcançar o plugue, você pode fazer isso sem problemas... firmeza suave e paciência são as chaves para o passo 1!

Image

Passo 2 - Remova o sensor da carcaça.
Você vai querer uma chave de fenda pequena ou um palito ou algo para pressionar pequenas abas nesta etapa. A "parte inferior" da carcaça do sensor é uma peça, que vai do conector à parte arredondada. Existem quatro abas no total para pressionar para soltá-la. As duas primeiras estão bem na borda do conector (círculo vermelho), e você deve fazê-las primeiro. As outras duas estão no meio da parte arredondada e são um pouco mais difíceis... pressione um lado, balance as coisas para que ele não possa se reconectar, depois faça o outro lado. Novamente, firme, mas gentil. Quando você separou as duas metades da carcaça, você pode literalmente apenas puxar o sensor. É uma luta difícil... eu sei que pareço um disco riscado, mas seja firme, mas gentil!

Image

Passo 3 - Maravilhe-se com como, por mais de 6 anos, a GM tem propositadamente bagunçado o sensor e continua a arruinar intencionalmente um dispositivo bem projetado.
Sério... ELES O COBREM COM UMA GOTA BRANCA OPACA. Tipo, o sensor que deveria detectar a luz? Eles a bloqueiam da luz. O QUÊ?!
Vamos consertar isso removendo a gosma. É nojento, pegajoso e quase impossível de cortar, então é aqui que é um pouco mais uma arte do que uma ciência. Respire fundo, abra uma cerveja e comece a trabalhar... mas antes de fazer isso, leia o passo 4 para ver do que se tratam os círculos.

Image

Passo 4 - Seja atencioso sobre o que você quer fazer.
Acontece que este sensor é na verdade um número de sensores diferentes, todos em um único chip. Minha pesquisa me diz que ele faz três coisas - pisca em vermelho quando o alarme está ativo, mede a "carga solar" para ajudar o ar condicionado a mantê-lo fresco e mede a luz ambiente para diminuir o painel quando está escuro. Só queremos afetar a última dessas três coisas. Muitas, muitas outras pessoas apenas descascaram toda a gosma sem problemas... o ar condicionado pode ser um pouco sensível, mas a maioria das pessoas relatou que não houve problemas, e o LED do seu alarme pode ser um pouco mais brilhante, mas quem se importa. Eu pessoalmente sou um pouco obcecado pela perfeição, e eu me importei, então eu só queria remover a gosma do sensor de luz ambiente. No entanto, eu queria limpar o máximo possível de um caminho ao redor deles, para que a luz de qualquer ângulo os acionasse.

Na foto acima, o lado superior esquerdo da placa é a "parte de trás" - a parte que fica voltada para a cabine quando instalada. Lembre-se de que os pinos do conector sempre apontam para a direita. O LED do alarme fica na parte de trás, voltado para a cabine, onde está o círculo vermelho. Existem dois sensores de carga solar - um de cada lado - no meio, sob o círculo amarelo. Os sensores de luz ambiente estão na frente, sob o círculo azul, e novamente há um de cada lado. Só queremos descobrir as partes da frente. Agora, como eu mencionei, essa coisa é tão gosmenta e pegajosa que é quase impossível cortá-la. É muito mais fácil usar uma pinça, ou mesmo suas unhas, para arrancar pequenos pedaços. Tenha muito, muito cuidado para NÃO tocar ou arranhar a placa de circuito ou o sensor com nada de metal. Sério, eu sei que é nojento, mas apenas use seus dedos. Eu consegui, lenta mas seguramente, arrancar os sensores frontais inteiramente, bem como uma boa "cúpula" ao redor deles. Os sensores de carga solar ainda estão em sua maioria cobertos, e o LED ainda está completamente coberto. As duas fotos abaixo mostram o que quero dizer. Você pode fazer isso também, ou como observado acima, você pode simplesmente remover toda a gosma (muito mais fácil, mas pode afetar seu ar condicionado).

Image
Image

Passo 5 - coloque tudo de volta.
Sem fotos aqui, é muito fácil. Basta inverter literalmente as etapas anteriores... Deslize o sensor de volta para a parte superior da carcaça. Prenda a metade inferior da carcaça de volta no lugar. Conecte tudo de volta. Deslize e trave a peça de acabamento que prende a carcaça e encaixe-a de volta no lugar - insira a parte traseira (voltada para a cabine) primeiro e, em seguida, encaixe a parte frontal de volta... exatamente o oposto de como você desmontou tudo.

Passo 6 - maravilhe-se com a forma como a tecnologia realmente faz o que deveria fazer
Meu Deus, funciona. FUNCIONA PRA CARAMBA. Se for o amanhecer ou o anoitecer ou realmente muito escuro, ou claro, a noite, a caminhonete acende a luz e diminui os medidores e a tela. Exatamente como deveria. Se estiver ensolarado ou mesmo um dia nublado mais brilhante, ele desliga as luzes e coloca os medidores/tela no modo diurno completo. Passou de 10% de precisão para 95% - houve apenas talvez uma vez em que estava relativamente escuro pela manhã, mas ainda "dia", que demorou mais do que eu esperava para clarear as coisas... mas ainda é uma melhoria literal da noite e do dia em relação a antes.

Boa sorte!

#2 ·
Sem problemas aqui no meu 16.

#3 ·
Normalmente, cerca de 9 meses do ano, não é realmente um problema

owns 2017 Chevrolet Colorado Z71
  • Like
Reactions: merlin02131
#7 ·
Vocês são sortudos. O meu não funcionava corretamente, agora está muito melhor. Eu sei que outros têm um problema semelhante, mas não acho que seja universal.
O meu 22 faz isso tantas vezes que eu simplesmente desliguei o recurso de farol automático. Como na velha escola, preciso me lembrar de ligar os faróis quando escurece.

#6 ·
Gire o botão do farol para a esquerda ao iniciar (no sentido anti-horário) para desligá-lo.
Isso não resolve esse problema, e não é uma opção (ou legal) no Canadá. O problema é que os medidores escurecem e eu não consigo vê-los, mesmo quando está claro. Eles ainda escurecerão se seus faróis estiverem desligados.

#8 ·
Olá a todos,

Como alguns de vocês sabem, fiquei furioso com a forma como meu caminhão sempre acha que é noite. Ele ligava as luzes e diminuía o painel, a menos que o sol estivesse brilhando diretamente no sensor. Podia ser dia claro, sem uma nuvem no céu, tão brilhante que eu estava usando óculos escuros... mas se o sensor estivesse na sombra do pilar A, do teto, das árvores, de qualquer coisa... painel escuro e luzes acesas.

O que. O. Inferno.

Um enorme obrigado a @hoitzed que me apontou para a toca do coelho certa. Era muito antigo, fui a fóruns diferentes e tinha toneladas de informações conflitantes, então pensei em trazê-lo à tona para que todos pudessem consertá-lo sozinhos. É muito fácil e difícil de estragar. Nenhuma ferramenta especial é necessária. Se você pode trocar seus faróis por LED, pode fazer isso. Se você pode trocar suas luzes de mapa e cúpula por LED... você será um profissional! Divulgação - faça isso por sua conta e risco. Não é coberto pela garantia se você estragar algo e não me culpe se você fizer... sim, é fácil, mas você está lidando com eletrônicos sensíveis e, se não estiver confortável com o risco, não faça.

Passo 1 - remova a carcaça do sensor

A carcaça do sensor é aquela coisinha em forma de olho bem no meio do seu painel. Ele é mantido no lugar por uma peça trapezoidal de acabamento, mostrada abaixo (observe que a própria carcaça do sensor não é mostrada nesta imagem!). Se você levantar a parte da frente (voltada para a janela, não para você) do acabamento, ele aparecerá. Use algo de plástico para evitar arranhá-lo. Depois de retirá-lo, você pode remover o acabamento da carcaça do sensor girando-o e puxando-o... é fácil ver como fazer isso quando ele está exposto. Por último, mas não menos importante, desconecte a carcaça do sensor. Você tem que pressionar com bastante firmeza nas duas abas laterais para destravá-lo... apenas seja paciente e firme, mas gentil, e o plugue sairá. Tive que puxar meu sensor com certa firmeza e delicadeza para tirá-lo o suficiente para alcançar o plugue, você pode fazer isso sem problemas... firmeza gentil e paciência são as chaves para o passo 1!

View attachment 440724

Passo 2 - Remova o sensor da carcaça.
Você vai querer uma pequena chave de fenda ou picareta ou algo para pressionar pequenas abas nesta etapa. A "parte inferior" da carcaça do sensor é uma peça, que vai do conector à parte arredondada. Existem quatro abas no total para pressionar para destacá-lo. As duas primeiras estão bem na borda do conector (círculo vermelho) e você deve fazê-las primeiro. As outras duas estão no meio da parte arredondada e são um pouco mais difíceis... pressione um lado, balance as coisas para que ele não possa se reconectar, depois faça o outro lado. Novamente, firme, mas gentil. Quando você separou as duas metades da carcaça, você pode literalmente apenas puxar o sensor. É uma luta difícil... eu sei que pareço um disco riscado, mas seja firme, mas gentil!

View attachment 440728

Passo 3 - Maravilhe-se com como, por mais de 6 anos, a GM tem propositadamente bagunçado o sensor e continua a arruinar intencionalmente um dispositivo bem projetado.
Sério... ELES O COBREM COM UMA GOTA BRANCA OPACA. Tipo, o sensor que deveria detectar a luz? Eles a bloqueiam da luz. O QUÊ?!
Vamos consertar isso removendo a gosma. É nojento, pegajoso e quase impossível de cortar, então aqui é um pouco mais uma arte do que uma ciência. Respire fundo, abra uma cerveja e vá trabalhar... mas antes de fazer isso, leia o passo 4 para ver do que se tratam os círculos.

View attachment 440732

Passo 4 - seja atencioso sobre o que você quer fazer.
Acontece que este sensor é na verdade um número de sensores diferentes, todos em um único chip. Minha pesquisa me diz que ele faz três coisas - pisca em vermelho quando o alarme está ativo, mede a "carga solar" para ajudar o ar condicionado a mantê-lo fresco e mede a luz ambiente para diminuir o painel quando está escuro. Só queremos afetar a última dessas três coisas. Muitas, muitas outras pessoas apenas descascaram toda a gosma sem problemas... o ar condicionado pode ser um pouco sensível, mas a maioria das pessoas relatou que não houve problemas, e o LED para o seu alarme pode ser um pouco mais brilhante, mas quem se importa. Eu pessoalmente sou um pouco chato com a perfeição, e eu me importava, então eu só queria remover a gosma do sensor de luz ambiente. No entanto, eu queria limpar o máximo possível de um caminho ao redor deles, para que a luz de qualquer ângulo os acionasse.

Na foto acima, o lado superior esquerdo da placa é a "parte traseira" - a parte que fica voltada para a cabine quando instalada. Lembre-se de que os pinos do conector sempre apontam para a direita. O LED para o alarme está na parte de trás, voltado para a cabine, onde está o círculo vermelho. Existem dois sensores de carga solar - um em cada lado - no meio, sob o círculo amarelo. Os sensores de luz ambiente estão na frente, sob o círculo amarelo, e novamente há um em cada lado. Só queremos descobrir as partes da frente. Agora, como eu mencionei, essa coisa é tão gosmenta e pegajosa que é quase impossível de cortar. É muito mais fácil usar uma pinça, ou mesmo suas unhas, para arrancar pequenos pedaços. Tenha muito, muito cuidado para NÃO tocar ou arranhar a placa de circuito ou o sensor com nada de metal. Sério, eu sei que é nojento, mas apenas use seus dedos. Eu consegui, lenta mas seguramente, arrancar completamente os sensores frontais, bem como uma boa "cúpula" ao redor deles. Os sensores de carga solar ainda estão em sua maioria cobertos, e o LED ainda está completamente coberto. As duas fotos abaixo mostram o que quero dizer. Você pode fazer isso também, ou como observado acima, você pode simplesmente puxar toda a gosma (muito mais fácil, mas pode afetar seu ar condicionado).

View attachment 440725 View attachment 440727

Passo 5 - coloque tudo de volta.
Sem fotos aqui, é muito fácil. Basta inverter literalmente as etapas anteriores... Deslize o sensor de volta para a parte superior da carcaça. Prenda a metade inferior da carcaça de volta no lugar. Conecte tudo de volta. Deslize e marque a peça de acabamento que prende a carcaça e encaixe-a de volta no lugar - insira a parte traseira (voltada para a cabine) primeiro e, em seguida, encaixe a parte frontal de volta... exatamente o oposto de como você desmontou tudo.

Passo 6 - maravilhe-se com a forma como a tecnologia realmente faz o que deveria
Oh meu Deus, funciona. FUNCIONA PRA CARALHO. Se for o amanhecer ou o anoitecer ou realmente muito escuro, ou é claro, a noite, o caminhão acende a luz e diminui os medidores e a tela. Exatamente como deveria. Se estiver ensolarado ou mesmo um dia nublado mais brilhante, ele desliga as luzes e traz os medidores/tela para o modo diurno completo. Passou de 10% de precisão para 95% - houve talvez apenas uma vez em que estava relativamente escuro pela manhã, mas ainda "dia", que demorou mais do que eu esperava para clarear as coisas... mas ainda é uma melhoria literal da noite e do dia em relação a antes.

Boa sorte!
Boa redação! Obrigado. Movi-o para a seção "Como fazer".

Para sua informação, acredito que seja RTV branco, super comum em eletrônicos e também usado em várias outras formas para fazer juntas automotivas de encaixe por pressão.

#9 ·
Bom artigo! Obrigado. Movi-o para a seção "Como Fazer".

FWIW Acredito que seja RTV branco, super comum em eletrônicos e também usado em várias outras formas para fazer juntas automotivas de encaixe.
Não estava já no tutorial de 2ª geração? Era para ser :p obrigado!

E eu pude ver. É super nojento de qualquer forma.

#12 ·
Minha irritação não é que ele acione o modo noturno em uma sombra breve, mas que ele permanece acionado por muito tempo depois que a luz total o atinge novamente. Isso me diz que provavelmente é uma questão de programação.
Acabei de aprender a desligar as luzes diurnas para restaurar a luz total da tela.

#13 ·
Minha irritação não é que ele acione o modo noturno em uma breve sombra, mas que ele permanece acionado por muito tempo depois que a luz total o atinge novamente. Isso me diz que é provavelmente uma questão de programação.
Eu apenas me ensinei a desligar as luzes diurnas para restaurar a luz total da tela.
Eu também pensei assim, mas o meu ficava desligado para sempre. Funciona muito melhor depois dessa mudança. Acho que a programação é boa, o ganho no sensor simplesmente não é suficiente para disparar a histerese de volta para o valor correto. Como se estivesse sempre andando na beira do modo escuro, em vez de andar no meio, onde deveria.

Estava na Seção 2 Gen...
Mas com sua edição
Mudou o tópico...
E fez um excelente How To...
Então, a ARC estava apenas informando você disso e que, como Moderador, podemos mover os tópicos para o local correto...
hehe sim, eu acidentalmente cliquei em "publicar" antes mesmo de começar... entre o subfórum errado e a publicação antecipada, juro que não estava bebendo :ROFLMAO: Obrigado por colocá-lo no lugar certo!

#15 ·
Boa redação. Eu também estava cansado da irritante e prematura mudança para o modo noturno, então tentei isso, só que removi toda a “sujeira”. Sem problemas. Ainda não dirigi o caminhão o suficiente para avaliar totalmente a precisão aprimorada, mas espero que sua experiência se aplique.

Observação: Quando o modo noturno inevitavelmente liga ao anoitecer (e antes), geralmente desligo as luzes à esquerda e, em seguida, pressiono as luzes de neblina. Estou usando o chicote Gen5, então isso ilumina apenas os LEDs dos faróis e as luzes de neblina, o que parece matador.

#16 ·
Boa redação. Eu também estava cansado da irritante e prematura mudança para o modo noturno, então tentei isso, só que removi toda a "sujeira". Sem problemas. Ainda não dirigi o caminhão o suficiente para avaliar totalmente a precisão aprimorada, mas espero que sua experiência se aplique.

Observação: Quando o modo noturno inevitavelmente liga ao anoitecer (e antes), normalmente desligo as luzes à esquerda e, em seguida, pressiono as luzes de neblina. Estou usando o chicote Gen5, então isso ilumina apenas os LEDs dos faróis e as luzes de neblina, o que parece matador.

View attachment 440769
Ótimo ouvir que remover toda a sujeira funcionou para você! Esse é um caminhão lindo - parece muito bom. Gostaria que eles tivessem o azul disponível no AT4.

#17 ·
Amo isso! Com certeza farei isso quando o tempo permitir. Algumas pessoas não sabem do que estamos falando com esse problema, mas cara, eu odeio a sensibilidade estúpida do sensor de luz. Já estava querendo descobrir isso sozinho, muito obrigado!

• Like
  • Love
Reactions: 397193 and Dennon
#18 ·
Posso verificar que isto funciona.

Eu testei-o cobrindo o sensor com um jornal dobrado em casa num dia ensolarado e brilhante, com o interruptor dos faróis no modo automático. Em 20 segundos, o centro de informações do painel e o ecrã de infoentretenimento diminuíram a intensidade. Removi o jornal e, novamente, em 20 segundos, voltou ao brilho total. Antes, demorava muito, muito tempo para voltar ao brilho total. Antes, num dia ensolarado, brilhante e sem nuvens, se eu estivesse sentado num semáforo e o sensor fosse bloqueado pela sombra do pilar A, isso faria com que o painel diminuísse a intensidade. Hoje, após a modificação, tentei sombreá-lo para o ativar e ele não diminuiu a intensidade. Então, eu diria que é um sucesso.

Eu modifiquei o meu da mesma forma que o OP, Dennon, e removi a substância pegajosa e viscosa do sensor de luz na frente do camião.

Obrigado pela pesquisa e pelo artigo, Dennon! Bem feito!

#19 ·
Posso verificar que isto funciona.

Eu testei cobrindo o sensor com um jornal dobrado em uma viagem ensolarada e brilhante para casa, com o interruptor do farol no automático. Em 20 segundos, o centro de informações do painel e a tela de infoentretenimento diminuíram. Eu removi o jornal e, novamente, em 20 segundos, voltou ao brilho total. Antes, levava muito, muito tempo para voltar ao brilho total. Antes, em um dia ensolarado, brilhante e sem nuvens, se eu estivesse sentado em um sinal de trânsito e o sensor fosse bloqueado pela sombra da coluna A, isso faria com que o painel diminuísse. Hoje, após a modificação, tentei sombreá-lo para acioná-lo e ele não diminuiu. Então, eu diria que é um sucesso.

Eu modifiquei o meu da mesma forma que o OP, Dennon, e removi a substância pegajosa e grudenta do sensor de luz na frente do caminhão.

Obrigado pela pesquisa e pelo artigo, Dennon! Bem feito!
Fico feliz em saber que tudo correu bem para você! Tem sido uma mudança incrível para mim, com certeza muito feliz com isso.

#23 ·
Eu preciso de ajuda. Não consigo tirar a peça de acabamento do painel. Que tipo de ferramenta vocês usaram para retirá-la? Por favor, verifiquem também exatamente onde preciso fazer alavanca. Agradeço a sua ajuda.
Eu usei uma ferramenta de remoção de acabamento de 90 graus, mas qualquer ferramenta de remoção de acabamento de plástico deve funcionar. Se você tiver cuidado, poderá usar uma pequena chave de fenda (lâmina chata), mas não risque o painel. Basta fazer alavanca do lado da janela da placa e ela sairá.

#26 ·
Eu gosto disso, então decidi pedir um sensor de substituição e modificar aquele e instalá-lo. Dessa forma, se eu não gostar, posso reinstalar o original. São apenas 28,00 dólares e, se eu o estragasse, ainda tenho o original no lugar. Bom trabalho, a propósito.

• Like
Reactions: spb1122
#29 ·
Eu gosto disso, então decidi que vou pedir um sensor de substituição e modificar esse e instalá-lo. Dessa forma, se eu não gostar, posso reinstalar o original. É apenas 28,00 mais, e se eu o estragasse, ainda tenho o original no lugar. Boa explicação, a propósito.
É bom saber que é tão barato. Eu fiz isso no meu original, mas pensei que, no pior dos casos, eu poderia pedir uma substituição. Foi muito fácil. Ainda não tentei, mas realmente não pode ser muito pior...

#28 ·
Eu fiz isso outro dia, funciona bem. Mandei colocar película em todos os meus vidros em julho passado, quando comprei o ZR2. Não é película escura e o para-brisa foi escurecido para rejeição de UV e calor aqui em Vegas. Os faróis estavam sempre mudando do dia para a noite durante o dia. Isso corrigiu, obrigado pelo tutorial.

#31 ·
Vou fazer esta modificação. Acabei de encomendar uma substituição na Amazon (menos de $10,00!) para modificar e instalar.

• Like
Reactions: 153537
#33 ·
Obrigado Dennon por esta redação, eu fiz esta modificação e posso confirmar que funciona tão perfeitamente quanto o indicado. Permanece no modo diurno mesmo nublado ou com sombra, e muda para a noite quando realmente necessário. As instruções são muito boas e praticamente qualquer pessoa pode fazê-lo. A iluminação agora funciona como eu quero.

#35 · (Edited)
Obrigado @Dennon. Mais uma frustração eliminada.

Removi toda a massa pegajosa da minha. Deve funcionar da mesma forma de qualquer maneira. Os sensores são um par de fotodiodos montados de costas no canto superior frontal da placa e parecem estar ligados em paralelo. Remover a metade frontal do composto os expõe.

A luz intermitente de alarme está na parte traseira superior da placa. Descobrir isso ao mesmo tempo não deve ter nenhum efeito, talvez um ligeiro aumento na sensibilidade à iluminação da cabine.

Não espero nenhum problema, mas adicionarei a esta postagem se tiver algum. O composto translúcido provavelmente tinha a intenção de servir uma função de difusão, tornando o sensor omnidirecional. A estrutura tem recursos de suporte suficientes para que um composto de encapsulamento não seja necessário e a maioria deles é opaca de qualquer maneira. Por enquanto, o sensor tem maior ganho e é mais direcional. Tenho fotodiodos na caixa de passatempo e vou prender um olhando para cima, se necessário. Cedo demais para dizer agora.

Coloquei a placa em uma microfibra e escovei para fora com uma escova de dentes para remover a pequena quantidade de composto que não saiu. Ainda havia um pouco de sujeira S&W nesta foto, mas mostra o que está sob aquela mancha.

Image

Oh - Obrigado novamente!
---------------------------------------------
Se alguém estiver interessado no que está nesse sensor - isso deve estar próximo, se não estiver correto. Um desenho no manual do instalador mostra que um dos sinais é uma onda quadrada ou talvez algum tipo de PWM. Não é, todos esses sinais são analógicos e puxados para uma referência através de um resistor na fonte.
O crepúsculo em conjunto com um sensor no espelho ajuda a controlar a atenuação do espelho LCD.
O ambiente fornece dados para faróis automáticos e escurecimento do painel.
Também a bordo estão um termistor de detecção de temperatura da cabine e o pisca-alerta.

Image

#36 · (Edited)
Bem, erro meu, eu acabei de sair e verifiquei mais uma vez e ele aparece de lá, eu só tive que encontrar uma ferramenta pequena o suficiente para soltá-lo. Tenho uma substituição chegando no dia seguinte ou algo assim, então farei isso. Ótimo artigo e fotos para ilustrações.

• Like
Reactions: Y E T I
#37 ·
Bem, eu consegui o novo sensor através da Amazon por cerca de 10,00 e tirei a gosma de cima do sensor de luz e levei cerca de 20 minutos para concluir a remoção e reinstalação. Peguei o sensor original e removi toda a gosma do sensor. Vou ver como o primeiro funciona, ou posso trocá-lo pelo outro.

• Like
Reactions: Y E T I
#38 · (Edited)
Finalmente consegui fazer isso e consegui tirar a gosma do sensor 1 do lado direito, como o OP sugeriu, deixando o resto da gosma branca lá, cobrindo os outros 2 sensores.

Coloquei tudo de volta e liguei.

Era dia e as luzes do painel/instrumentos/medidores acenderam imediatamente, com brilho total, como deveriam.

Meus problemas realmente notáveis foram mais pela manhã, quando o sol estava nascendo - as luzes do meu painel/instrumentos/medidores pareciam permanecer muito fracas, por tempo demais, na minha opinião.

Então, terei uma ideia melhor de como funciona amanhã, quando o dia amanhecer, enquanto dirijo de manhã cedo.

Mas as indicações iniciais são boas.

Obrigado a @Dennon pela descrição detalhada e fotos.

#39 · (Edited)
Ansioso pela sua atualização @Gray Fox 19.

Eu? Eu segui este tópico há algum tempo porque meu '20 Z71 também acha que é noite muito tarde da manhã e muito cedo no final da tarde. Muda para o modo noturno enquanto ainda está definitivamente ensolarado e brilhante... que é o problema abordado aqui.
Agora, serei honesto que, por enquanto, não fiz nenhuma modificação para corrigir o problema. Eu apenas tenho vivido com isso, mas odiando toda vez que não consigo ver minha tela por causa disso.

Aqui está minha contribuição para o tópico, embora eu não suspeite que isso ajudará com qualquer outra solução, como você verá.
Meu sensor funcionou perfeitamente quando peguei minha picape.
Continuou funcionando perfeitamente até uma certa viagem à concessionária para alguns trabalhos de garantia, especificamente uma atualização de software do rádio.
Talvez você tenha lido sobre, ou esteja ciente do problema que muitos tiveram com "fantasmas na máquina" de seu centro de infoentretenimento; reiniciando para a tela de flash por conta própria aleatoriamente, controles mortos, alterando o volume por conta própria, etc.? Existe um TSB (22-NA-033) sobre isso. Veja este tópico para referência: https://www.coloradofans.com/thread...do-lt-crashing-rebooting-with-apple-carplay.420141/page-9#nested_reply_top_post (existem vários tópicos sobre o assunto, mas este inclui a maior parte das informações IMHO.).
De qualquer forma, como diz o TSB, uma "atualização de software do rádio" é a solução prescrita, e eu fiz esta atualização por um revendedor no final de maio de 2023.
Felizmente, a atualização corrigiu os problemas que eu estava tendo com o sistema de infoentretenimento. (bater na madeira)
No entanto, tenho certeza de que a maioria de vocês sabe que o "rádio" faz parte do cérebro de nossas picapes e inclui muito mais do que o rádio, aparentemente, incluindo coisas como este sensor de luz.
Meu sensor, ou como eu suspeito, a programação para este sensor, tem sido fagazy desde esta atualização.
Não, eu não voltei ao revendedor sobre isso. Os problemas com o rádio eram um problema muito maior para mim, e estou feliz que isso esteja corrigido. Para ser claro, não era apenas o rádio, mas todos os aspectos do sistema de infoentretenimento que estavam fubar; rádio, todos os aplicativos, controle climático, navegação, conexões bluetooth, etc.
Todos eles funcionam agora.

Não vou correr o risco de voltar ao revendedor para refazer o flash novamente, o que pode resolver o problema do sensor de luz, mas bagunçar o centro de infoentretenimento novamente. Vou deixar para lá por enquanto. Sim, eu não sou fã do departamento de serviço da concessionária. Em geral.

Ah, eu divago. Meu ponto é que acredito que a sensibilidade do sensor de luz é programável de alguma forma. Não acho que o problema principal seja a mecânica ou a eletrônica do próprio sensor, acho que há uma programação que define o alcance, e é isso que acho que está errado. Se houvesse um procedimento para ajustar isso, no qual eu pudesse confiar, eu tentaria, mas AFAIK não há, tudo está embutido na versão flash (ou seja, V807, V809, V810). Então, não vou mexer no software por enquanto.
Posso fazer as modificações mecânicas mostradas neste tópico se isso me irritar o suficiente, então obrigado a todos por postarem sobre isso.

Estou postando a história caso haja magos de software por aí que possam encontrar uma solução ou ajudar a Chevy a consertar suas coisas (OK, eu sei que isso é irrealista, lol).
Eu trabalhei em alguns Fords e usei o FORScan. Se você não sabe, FORScan é uma coisa parecida com um aplicativo que permite aos usuários controlar muitos detalhes na programação dos veículos usando um adaptador através da porta OBD. Ele permite ajustar recursos de forma muito específica, item por item. É uma coisa muito legal, mas não acredito que exista algo parecido para GM ou Chevy. Além do revendedor, eu suponho. Entendo que eles têm muito mais capacidade de modificar a programação do que os proprietários ou oficinas particulares.

#40 ·
Ansioso pela sua atualização @Gray Fox 19 .

Eu? Eu segui este tópico há algum tempo porque meu '20 Z71 também acha que é noite muito tarde da manhã e muito cedo no final da tarde. Muda para o modo noturno enquanto ainda está definitivamente ensolarado e brilhante... que é o problema abordado aqui.
Agora, serei honesto que, por enquanto, não fiz nenhuma modificação para corrigir o problema. Eu apenas vivi com isso, mas odiando isso toda vez que não consigo ver minha tela.

Esta é minha contribuição para o tópico, embora eu não suspeite que isso ajudará com qualquer outra solução, como você verá.
Meu sensor funcionou perfeitamente quando peguei minha picape.
Ele continuou funcionando perfeitamente até uma certa viagem à concessionária para alguns trabalhos de garantia, especificamente uma atualização de software do rádio.
Talvez você tenha lido sobre, ou esteja ciente do problema que muitos tiveram com "fantasmas na máquina" de seu centro de infoentretenimento; reiniciando para a tela de flash por conta própria aleatoriamente, controles mortos, alterando o volume por conta própria, etc.? Existe um TSB (22-NA-033) sobre isso. Veja este tópico para referência: https://www.coloradofans.com/thread...do-lt-crashing-rebooting-with-apple-carplay.420141/page-9#nested_reply_top_post (existem vários tópicos sobre o assunto, mas este inclui a maior parte das informações IMHO.).
De qualquer forma, como o TSB diz, uma "atualização de software do rádio" é a solução prescrita, e eu fiz esta atualização por um revendedor no final de maio de 2023.
Felizmente, a atualização corrigiu os problemas que eu estava tendo com o sistema de infoentretenimento. (bater na madeira)
No entanto, tenho certeza de que a maioria de vocês sabe que o "rádio" faz parte do cérebro de nossas picapes e inclui muito mais do que o rádio, aparentemente incluindo coisas como este sensor de luz.
Meu sensor, ou como eu suspeito, a programação para este sensor, tem sido fagazy desde esta atualização.
Não, eu não voltei ao revendedor sobre isso. Os problemas com o rádio eram um problema muito maior para mim, e estou feliz que isso esteja corrigido. Para ser claro, não foi apenas o rádio, mas todos os aspectos do sistema de infoentretenimento que estavam fubar; rádio, todos os aplicativos, controle climático, navegação, conexões Bluetooth, etc.
Todos eles funcionam agora.

Eu não vou correr o risco de voltar ao revendedor para refazer o flash novamente, o que pode resolver o problema do sensor de luz, mas bagunçar o centro de infoentretenimento novamente. Vou deixar para lá por enquanto. Sim, eu não sou fã do departamento de serviço da concessionária. Em geral.

Ah, eu tagarelo. Meu ponto é que acredito que a sensibilidade do sensor de luz é programável de alguma forma. Eu não acho que o problema principal seja a mecânica ou a eletrônica do próprio sensor, eu acho que há uma programação flashada que define a faixa, e é isso que eu acho que está errado. Se houvesse um procedimento para ajustar isso, no qual eu pudesse confiar, eu tentaria, mas AFAIK não há, tudo está embutido na versão flash (ou seja, V807, V809, V810). Então, eu não vou mexer com o software por enquanto.
Eu posso fazer as modificações mecânicas mostradas neste tópico se isso me irritar o suficiente, então obrigado a todos por postarem sobre isso.

Estou postando a história caso haja magos de software por aí que possam encontrar uma solução ou ajudar a Chevy a consertar suas coisas (OK, eu sei que isso é irrealista, lol).
Eu trabalhei em alguns Fords e usei o FORScan. Se você não sabe, FORScan é uma coisa parecida com um aplicativo que permite aos usuários controlar muitos detalhes na programação dos veículos usando um adaptador através da porta OBD. Ele permite ajustar os recursos de forma muito específica, item por item. É uma coisa muito legal, mas não acredito que exista algo parecido para GM ou Chevy. Além do revendedor, eu suponho. Eu entendo que eles têm muito mais capacidade de modificar a programação do que o proprietário ou as oficinas particulares.
Interessante. Eu não notei nenhuma diferença quando atualizei meu rádio, mas certamente notei quando fiz a modificação descrita neste tópico.