Chevy Colorado & GMC Canyon banner

Tópico de análise de óleo diesel

99K views 285 replies 64 participants last post by  kenlauber57  
#1 ·
As informações de análise de óleo parecem estar dispersas, então vamos tentar concentrá-las aqui. Eu começo; aqui está o relatório Blackstone (em anexo) para o meu diesel de 2017 após as primeiras 5142 milhas com o óleo de fábrica. Tráfego misto cidade/rodovia com algumas horas de reboque leve. Eu estou na Flórida do Sul.

Attachments

#5 ·
Acabei de receber meu kit. Tenho cerca de 4.000 milhas restantes até trocar o óleo. Como você recomenda obter uma amostra no frasco sem fazer uma grande bagunça?
Dirija o caminhão por cerca de 30-45 minutos. Isso elimina qualquer água ou combustível que tenha se acumulado no óleo. Deixe o motor parado por cerca de 30 minutos antes de drenar.

Ao drenar o óleo, deixe um pouco dele escorrer para a panela e, em seguida, mergulhe o recipiente de amostra na corrente e colete sua amostra. Faça uma captura no meio da corrente. Você coloca óleo na parte externa do recipiente, mas isso não é grande coisa.

#6 ·
Boa ideia criar um tópico dedicado à análise de óleo.

Esta é a minha segunda troca de óleo. Descartei o enchimento de fábrica aos 1500 milhas e substituí-o por um Óleo de Motor Diesel para Serviços Pesados. Este é o Mobil Delvac 1 ESP 5w40, uma formulação CJ-4 anterior baseada em PAO.

O óleo tem 5 mil milhas. Estive com o motor em marcha lenta a frio durante 5-10 minutos, o que acredito ser a origem da diluição do combustível. Agora, não deixo o motor em marcha lenta por mais de 2-3 minutos. Espero que isso controle a FD.
Também vale a pena notar que, por cerca de 3 mil milhas, usei exclusivamente HVO como fonte de combustível.

O óleo foi trocado e reabastecido com D1.

#9 ·
Boa ideia criar um tópico dedicado à análise de óleo.

Esta é a minha 2ª troca de óleo. Descartei o enchimento de fábrica com 1500 milhas e substituí-o por um Óleo de Motor Diesel para Serviços Pesados. Este é o Mobil Delvac 1 ESP 5w40, formulação CJ-4 anterior baseada em PAO.

O óleo tem 5 mil milhas. Eu estava em marcha lenta com o motor frio por 5-10 minutos, o que acredito ser a origem da diluição do combustível. Agora não deixo em marcha lenta por mais de 2-3 minutos. Espero que isso controle o FD.
Também vale a pena notar que, por cerca de 3 mil milhas, usei exclusivamente HVO como fonte de combustível.

O óleo foi trocado e reabastecido com D1.

D1 não é Dexos2. Hahha, eu também uso D1.

#10 ·
Tenho doze litros de Dexos2 restantes e posso usar um HDEO quando acabar. Mobil1 Delvac ESP 5W-30 está no meu radar.

Confira esta ferramenta no site da Lubrizol.

Clique em carro de passageiros ou serviço pesado para cada ferramenta. Você pode sobrepor as especificações em cada categoria.

#11 ·
Tenho doze quartos de Dexos2 sobrando e posso ir com um HDEO quando eu usar isso. Mobil1 Delvac ESP 5W-30 está no meu radar.

Confira esta ferramenta no site da Lubrizol.

Clique em carro de passageiros ou serviço pesado para cada ferramenta. Você pode sobrepor as especificações em cada categoria.

https://www.lubrizol.com/Lubricant-and-Fuel-Additives/Engine-Oil-Additives/ACEA/Relative-Performance-Tool
A Mobil fabrica dois HDEOs sintéticos em 5w30.

Novo Delvac ESP 5w30 e Delvac LE 5w30. O LE tem melhores propriedades dinâmicas, provavelmente devido a óleos básicos melhores e também contém molibdênio e boro. O LE parece um produto superior.

No entanto, ambos são lubrificantes E6 do mercado europeu, portanto, o fósforo é limitado a 800 ppm. Ambas as ofertas da Mobil são HDEOs de meio de estrada, em algum lugar entre um ACEA C3 e um verdadeiro HDEO CK-4/CJ-4 com 1000-1200 ppm de P em sua formulação.

Um lubrificante E6 será um passo definitivo em relação ao Dexos 2, mas não lhe dará o nível extra de proteção de um HDEO "Real".

#12 · (Edited)
*Relatório resumido na postagem 39*

Eu tive boa sorte com a Redline no passado, mas não posso dizer que estou muito impressionado com isso. O silício está abaixo da média, então não é isso. Uso bastante leve, sem reboque. O computador de bordo mostrou 7% de vida útil restante na troca, para sua informação.
Parece que a Blackstone não sabe que o motor é VM Motori.

Image

Eu também enviei uma amostra do Golf TDI 2015 da minha esposa. Será interessante ver esse relatório. Ele está supostamente "amaciado" com 50.000 milhas.

#13 · (Edited)
Tive boa sorte com a Redline no passado, mas não posso dizer que estou muito impressionado com isso. O silício está abaixo da média, então não é isso. Uso bastante leve, sem reboque. O DIC mostrou 7% de vida útil restante na troca FWIW.
Parece que a Blackstone não sabe que o motor é VM Motori.

Image

Enviei uma amostra do Golf TDI '15 da minha esposa também. Será interessante ver esse relatório. É provavelmente "amaciado" em 50.000 milhas.
Esse é um dos piores relatórios que já vi até agora. Este é um motor amaciado, então os metais de desgaste devem estar se nivelando.

Redline euro 5w40 é um óleo do tipo C3 mid saps. Não vi nenhum relatório com essa oferta, mas eu não usaria novamente se fosse você.

Low SAPS = menor proteção do motor. Talvez redline full saps 15w40, 5w30 ou 5w40 o atendesse melhor nesta aplicação.

Também notei que a viscosidade medida a 100c é 3,2 cSt menor que a especificação Redline. Agora é um óleo de grau 30. Você pode ter tido diluição significativa de combustível no cárter, o que contribuiu para o desgaste excessivo. Os laboratórios Blackstone não podem medir com precisão a diluição de combustível, é a principal desvantagem de usá-los para relatórios de óleo.

E finalmente. O 2.8 Duramax não é um motor VM. A GM fez uma série de alterações para resolver várias deficiências no VM A428, incluindo a cabeça e a extremidade inferior. A GDE chamou de "redesign de baixo para cima", então é realmente um motor GM.

#18 ·
2016cc com 23k. O óleo estava 1/2 abaixo na vareta, com trocas apenas na concessionária até este ponto. Sem reboque, muita marcha lenta e clima muito frio! (2 semanas a -14 abaixo de zero todas as noites). O monitor de óleo disse que restavam 30% com 5k no óleo. O relatório Blackstone disse alto teor de alumínio, potássio e cromo ?.(desculpe, não consegui baixar o relatório) O relatório Blackstone disse que isso ainda poderia ser normal, sobras da rodagem para nossos bebês Duramaxs.(Comprei o caminhão com 12k em executivo da GM) Eu mesmo troquei o óleo usando óleo Pensoil. Agora tenho 2k neste óleo e até agora tudo bem! Eu vou relatar.

#19 ·
2016cc com 23k. O óleo estava 1/2 abaixo na vareta com apenas trocas na concessionária até este ponto. Sem reboque, muita marcha lenta e clima muito frio! (2 semanas a -14 abaixo de zero todas as noites). O monitor de óleo disse que restavam 30% com 5 k de óleo. O relatório Blackstone disse alto teor de alumínio, potássio e cromo ?.(desculpe, não consegui baixar o relatório) O relatório Blackstone disse que isso ainda poderia ser normal, sobras da rodagem para nossos bebês Duramaxs.(Comprei o caminhão com 12k em GM executive driven) Eu mesmo troquei o óleo usando óleo Pensoil. Agora tenho 2k neste óleo e até agora tudo bem! Voltarei a relatar.
Se você não conseguir descobrir como carregar o relatório, uma captura de tela pode ser tirada e postada aqui. Gostaríamos de vê-lo. Um motor moderno em sua 3ª troca de óleo deve apresentar uma diminuição dos metais de desgaste, pois o motor está principalmente amaciado neste ponto de sua vida útil. O potássio alto geralmente é bastante sério e indica um vazamento de líquido de arrefecimento no óleo, normalmente da junta do cabeçote, EGR ou resfriador de óleo. Chumbo – Geralmente um metal macio, mais comum relacionado a buchas e mancais de biela. O óleo do motor que é altamente oxidado pode atacar o material do mancal, levando a leituras elevadas de chumbo. Ferro – Geralmente vem de camisas de cilindro, anéis, virabrequim, eixo de comando, bielas, trem de válvulas, engrenagem da bomba de óleo, pinos do pistão, componentes de ferro fundido e engrenagens. Geralmente encontrado como partículas finas devido à abrasão ou desgaste. Alumínio – Geralmente vem de pistões, mancais de turbo, mancais principais e de biela, bombas, mancais de encosto e arruelas, placas e fundidos de alumínio. Alumínio associado à sílica indica sujeira. O alumínio encontrado no sistema hidráulico deve-se geralmente à ingestão de sujeira e, em acionamentos finais, pode estar associado à sujeira ou areia. Cobre – Geralmente como um metal macio presente em mancais principais e de biela, núcleo do resfriador de óleo, placas de embreagem, buchas de latão e bronze e gaiolas externas de rolamentos de rolos. Em motores, deve-se ao vazamento da bomba d'água ou do núcleo do líquido de arrefecimento. Se for encontrado junto com potássio, sódio e glicol, virá do resfriador de óleo. Se for encontrado junto com chumbo e estanho, virá do mancal ou da bucha. Cromo – Geralmente um metal duro gerado a partir de anéis de pistão, camisas, válvulas de escape, revestimento de eixo, rolamentos de rolos, rolamentos de agulhas, eixos, hastes, engrenagens, ligas de aço inoxidável. Sua presença indica que algo mais duro está presente, geralmente sílica e alumina. O cromo encontrado no sistema hidráulico é proveniente de hastes de cilindro e carretéis de válvula. Estanho – Geralmente encontrado em mancais, buchas de latão ou bronze e flashes de pistões. Estanho associado a chumbo e cobre em motores indica desgaste do mancal. Níquel – Válvulas de liga, virabrequins, eixos de comando, mancais e eixos.

#22 · (Edited)
Mudança de óleo nº 3, óleo NÃO Dexos 2

Esta é a minha 3ª troca de óleo e a 2ª vez que uso Mobil Delvac ESP. Esta é a fórmula CJ-4 mais antiga, baseada em PAO, que não é mais vendida aqui. Eu não gosto do Dexos 2 e acho que é uma especificação $hit, por isso não estou usando nenhum óleo "aprovado".

70% rodovia / 30% cidade. 11.700 milhas no caminhão e 5.300 no óleo. Dirigindo normalmente, às vezes com uma carga útil de menos de 1.000 #. Às vezes, faço viagens para as montanhas, ziguezagues e declives acentuados. Eu uso o freio motor e troco a transmissão manualmente para frear o motor nessas viagens, cerca de uma vez por mês. Esta é a condução mais difícil que ele teve, ainda sem reboque.

Abastecido exclusivamente com HVO dosado com Stanadyne PF na proporção de 500:1. Troquei o óleo mais cedo desta vez porque tive diluição de combustível no meu UOA anterior.

FD parece estar sob controle agora.

No geral, o D1 ESP parece ter ido muito bem, no entanto, houve algum ruído na trem de válvulas na partida, do qual eu não gostei. Tentei o óleo RLI BioSyn HD SHP 10w40 CJ-4 desta vez. O valor RLI cSt @ 40c é cerca de 20% menor que o D1 ESP e tem um VI alto de 172. O ruído da trem de válvulas na partida é virtualmente eliminado com RLI.

RLI é um óleo estranho, é cerca de 40% de ésteres vegetais misturados com PAOs. Embora este 10w40 tenha uma viscosidade mais baixa @ 40c e 100c, devido aos ésteres, o valor HTHS é significativamente maior. Minha pressão de óleo quente a 65 mph (1750 RPM) agora é de 48 PSI.

Attachments

#25 ·
A VM Motori redesenhou seu motor de 2,8l do zero para o ano modelo de 2007 em aplicações europeias da Jeep (chamado de motor Panther). Em 2011, a VM lançou o motor Cheetah 2,8l com pequenas alterações no motor Panther, como injetores, pistão e alguns outros detalhes menores. A GM licenciou o motor Cheetah da VM. A GM então mudou o turbocompressor, mudou os eixos de balanceamento e optou por um sistema de combustível Delphi.

O GM I-6 é baseado livremente em um 4 cilindros de 2,0l que a GM tem, mas o sistema de combustão foi retrabalhado.

#26 ·
A VM Motori redesenhou o seu motor de 2,8l do zero para o modelo de 2007 em aplicações Jeep europeias (chamado motor Panther). Em 2011, a VM lançou o motor Cheetah 2,8l com pequenas alterações no motor Panther, como injetores, pistão e alguns outros pequenos detalhes. A GM licenciou o motor Cheetah da VM. A GM então mudou o turbocompressor, mudou os veios de equilíbrio e optou por um sistema de combustível Delphi.

O I-6 da GM é baseado em um 4 cilindros de 2,0l que a GM tem, mas o sistema de combustão foi retrabalhado.
Então, basicamente, o que eu disse antes está correto. O 2.8l "duramax" é baseado em um design VM Motori, obviamente com algumas mudanças.

Eu não acho que ninguém deva ficar na defensiva sobre isso. O motor parece ter uma boa reputação, mas não é um design duramax Isuzu/GM verdadeiro.

#29 ·
Aqui está a minha segunda troca de óleo, o DIC mostrou 13% restantes. Principalmente condução na cidade, alguma reboque leve. Óleo Castrol Edge 5/30 dexos2.

É interessante como o óleo está espesso na hora da troca, está na faixa de 40wt. Alguém mais já viu isso? Estou me perguntando se é causado pelos meus hábitos de condução, por este motor específico ou pelo óleo.

Attachments

#30 ·
Aqui está a minha segunda troca de óleo, o DIC mostrou 13% restantes. Principalmente condução na cidade, alguma reboque leve. Óleo Castrol Edge 5/30 dexos2.

É interessante como o óleo está espesso na hora da troca, está na faixa de 40wt. Alguém mais já viu isso? Estou me perguntando se é causado pelos meus hábitos de direção, por este motor específico ou pelo óleo.

https://www.coloradofans.com/forums/attachment.php?attachmentid=321837&thumb=1
Não, esse espessamento não é normal para óleo sintético e apenas 6500 milhas.

Causas usuais de espessamento do óleo:

• oxidação do óleo (nenhum teste TBN ou oxidação feito, então ??)
  • contaminação por líquido de arrefecimento
  • Alta acumulação de fuligem
  • Erro analítico

Tente um laboratório diferente na próxima vez que medirá com precisão a fuligem, a oxidação e o TBN para que você possa restringir a causa do espessamento.

#31 ·
Perdi este tópico em algum lugar ao longo do caminho. Inscrevendo-me agora. Postando os resultados da Blackstone da minha terceira troca de óleo (no final de fevereiro). Vou fazer a #4 nos próximos dias. Será a primeira troca que fiz sozinho neste caminhão. Os primeiros 3 foram do revendedor. Pretendo usar Penzoil Platinum 5W-30 e filtro OEM. Também postarei os resultados da análise assim que recebê-los da Blackstone. Estou com cerca de 27,5 mil milhas no momento, o DIC mostrando 5% de vida útil do óleo.

Attachments

#32 ·
Total Quartz INEO

Pessoal,

pensei em compartilhar a primeira análise de óleo da Blackstone para minha caminhonete. Este intervalo continha cerca de 75% de rodovia e 25% de direção na cidade, incluindo uma viagem de 300 milhas com aproximadamente 1700 pés de mudança de elevação rebocando 5000 libras. Aqui estão os detalhes para referência:

2018 Z71 CCLB 4x4
Primeira troca de óleo a 2800 milhas
6qt Total Quartz INEO 5w30
ACDelco PF2262G

Milhas no óleo - 7383 mi
Horas no óleo - 263,9 horas

O óleo atual em uso é Motul 8100 X-clean 5w40. Usarei aproximadamente o mesmo intervalo, 7500 milhas, e então farei a verificação desse óleo.

Esperto, obrigado pela dica sobre este tópico.

--Matt

Attachments

#33 ·
Ótima informação! O Total Quartz parece ser uma boa escolha. Infelizmente, não consigo encontrá-lo localmente e encomendei-o na Amazon. A Motul faz um ótimo óleo em geral, imagino que também terá um bom desempenho nos testes.

• Like
Reactions: AZDieselGuy
#34 ·
Para mim, parece que quanto mais eu olho para o óleo para este motor, pior fica lol. Eu tenho uma grande experiência em motores de corrida de arrancada de competição. Fui dono de uma oficina de motores de competição por muitos anos, mas realmente não muito do que eu sei e uso é relevante aqui. Sempre tive grandes plataformas de reboque com motores de caminhão rodoviário convencionais. E, claro, alguns caminhões de 1 tonelada com os primeiros Power Strokes ou Dodge Cummins. E isso realmente não ajuda muito também. Eu não sou necessariamente um cara de óleo de alta viscosidade e gosto de sintéticos. No entanto, não estou realmente interessado em usar um óleo que tenha um custo irreal ou seja difícil de obter. Eu não estou dizendo que quero óleo por 2 dólares o litro, eu uso rotineiramente óleo de 10-13 dólares o litro. Mas acredito que deve haver um custo razoável e um óleo prontamente disponível. A classificação Dexos é irrelevante para mim. Eu questionei Clever em outros tópicos e ele compartilhou algumas boas informações comigo. Sinto que estou colocando muita dor de cabeça neste assunto LOL. Posso estar sendo teimoso demais em não usar Mobil1. Simplesmente não vai funcionar no meu mundo, mas pode funcionar bem neste caminhão. O óleo de enchimento de fábrica tinha ruído de tucho na partida antes de 1500 milhas e eu moro na Flórida. Eu o troquei pelo Euro Valvoline 5/40, eu acho. Isso foi por volta de 1800 milhas. Agora estou com 6700 milhas e pronto para trocar novamente. Acabou de começar o ruído do tucho novamente na partida da manhã. Não é excessivo, mas eu noto. Durou mais do que o enchimento de fábrica, no entanto. Clever parece pensar que um 10/30 é apropriado e eu concordo. Então eu ainda estou na busca lol. Obrigado por postar esses relatórios, é interessante e informativo, eu agradeço.

#35 ·
Para mim, parece que quanto mais eu olho para o óleo para este motor, pior fica, lol. Eu tenho um grande histórico em motores de corrida de arrancada. Fui dono de uma oficina de motores de competição por muitos anos, mas realmente não muito do que eu sei e uso é relevante aqui. Sempre tive grandes plataformas de reboque com motores convencionais do tipo caminhão rodoviário. E, claro, alguns caminhões do tipo 1 tonelada com os primeiros power strokes ou Dodge Cummins. E realmente isso também não ajuda muito. Eu não sou necessariamente um cara de óleo de alta viscosidade e gosto de sintéticos. No entanto, não estou realmente interessado em usar um óleo que tenha um custo irreal ou seja difícil de obter. Eu não estou dizendo que quero óleo por 2 dólares o quarto, eu uso rotineiramente óleo de 10 a 13 dólares o quarto. Mas acredito que deve haver um custo razoável e óleo prontamente disponível. A classificação Dexos é irrelevante para mim. Eu questionei Clever em outros tópicos e ele compartilhou algumas boas informações comigo. Sinto que estou colocando muita dor de cabeça neste assunto LOL. Posso estar sendo teimoso demais em não usar Mobil1. Simplesmente não vai funcionar no meu mundo, mas pode funcionar bem neste caminhão. O óleo de enchimento de fábrica tinha ruído de tucho na partida antes de 1500 milhas e eu moro na Flórida. Eu o troquei pelo Euro Valvoline 5/40, acho. Isso foi em cerca de 1800 milhas, agora estou com 6700 milhas e pronto para trocar novamente. Acabou de começar o ruído do tucho novamente na partida da manhã. Não é excessivo, mas eu noto. No entanto, durou mais do que o enchimento de fábrica. Clever parece pensar que um 10/30 é adequado e eu concordo. Então eu ainda estou na busca lol. Obrigado por postar esses relatórios, é interessante e informativo, eu aprecio isso.
Parece que o ruído do tucho que você está ouvindo é devido ao cisalhamento do óleo com a idade. Um 100% syn 10w30 definitivamente resistiria melhor ao cisalhamento do que qualquer Dexos 2 5w30 ou 5w40. 10w30 ou mesmo SAE 30 seria excelente no clima da Flórida.

Há apenas alguns óleos diesel 100% sintéticos 10w30 que eu conheço.

Amsoil HD 10w30 CK-4 https://www.amsoil.com/shop/by-prod...-product/motor-oil/diesel/heavy-duty-synthetic-diesel-oil-10w-30/?code=ADNQT-EA

Renewable Lubricants HD 10w30 CJ-4 https://www.zoro.com/renewable-lubricants-engine-oil-bio-synthetic-1-gal-10w30-85173/i/G1776905/

Eu estou atualmente usando o Renewable Lubricants 10w30 misturado 50/50 com seu 15w40 HD CJ-4. Eu mandei testar a mistura e é um 10w40 fino que flui melhor do que o 5w40 Delvac usado anteriormente. Tudo bem depois de 3 mil milhas, a pressão do óleo ainda está muito forte, então está resistindo bem ao cisalhamento relacionado à idade.

As especificações do Amsoil 10w30 também parecem muito boas.

#36 ·
Resultados da troca de óleo nº 4. Esta foi a primeira troca que fiz sozinho. O caminhão ainda tinha o óleo AC Delco (a última troca foi na concessionária), mas agora mudei para Penzoil Platinum 5W-30 com filtro OEM. Vou relatar os mesmos resultados na próxima vez que trocar o óleo!

Attachments

#37 ·
Resultados da troca de óleo nº 4. Esta foi a primeira troca que fiz sozinho. O caminhão ainda tinha o óleo AC Delco (a última troca foi na concessionária), mas agora mudei para Penzoil Platinum 5W-30 com filtro OEM. Vou relatar os mesmos resultados na próxima vez que trocar o óleo!
É bom saber que o óleo está se mantendo bem quando levado até o intervalo de 7.500 milhas. Eu realmente não esperava o contrário, mas é bom saber que a fuligem não foi um problema.

owns 2017 GMC Canyon Denali
#38 ·
Atualização para o meu post anterior: meu caminhão ainda parece gostar de usar meio litro a cada 5000 milhas, que é quando eu troco o óleo. Meu último relatório da Blackstone disse que meu cromo estava quase normal, em três partes por milhão. Alumínio e potássio ainda estão um pouco altos, mas a Blackstone disse que, desde que acompanhem juntos, deve estar tudo bem. Estou usando óleo Pennzoil Euro L dexos2 e eles disseram que eu poderia ir até 7000 milhas antes de trocar o óleo, mas estou mantendo os 5000.

#39 · (Edited)
Mais um ponto de dados. Leia, ignore ou... não tenho certeza do que sobrou. À medida que os relatórios forem adicionados, atualizarei e apontarei de volta para esta postagem. Não há necessidade de duplicar dados.

A amostra de 27/03/18 foi retirada do fundo no início do fluxo de drenagem no final do intervalo de troca. Redline 5W-40 Euro. O caminhão foi ajustado pela GDE para 40% desta troca e teve alguns problemas de arrasto com uma versão beta da transmissão. Ambas as mudanças seguintes são 100% motor e transmissão GDE. Considerando tudo (incluindo relatórios subsequentes), minha melhor estimativa quanto à causa dos metais elevados aqui é que isso faz um solvente muito bom.

A amostra de 20/06/18 foi bombeada de cima 5500 milhas no intervalo. Redline 5W-40 Euro. Mesmo óleo que antes, mas o ferro caiu por um fator de 3.

A amostra de 15/01/19 foi bombeada de cima um pouco antes de 5500 milhas no intervalo. 5qt Redline 5W-40 Euro + 1qt Redline 10W-40 (Limpo da minha prateleira). Principalmente 5W-40 Euro, mas tinha 1 qt 10W-40. O ferro caiu por um fator de 2.

#44 · (Edited)
Último relatório Blackstone em 35K. Esta é a primeira análise da minha mudança para Penzoil Platinum Euro 5W30. Todos os relatórios anteriores foram sobre o óleo AC Delco do revendedor. Eu não fazia ideia de que deixar o caminhão em marcha lenta aumentaria a diluição do combustível, mas aparentemente foi de onde veio o pico (pequeno) porque eu NÃO dirigi por 10-15 minutos em velocidades de rodovia antes da amostragem. Eu tinha ido para casa do trabalho e jantado, mas queria ter certeza de que estava em boa temperatura antes da troca de óleo, então deixei-o em marcha lenta na garagem por 5-10 minutos. Eu tinha observado isso no formulário de amostra, então isso foi captado nos comentários para mim. Pensamentos?

Attachments

#45 ·
Relatório mais recente da Blackstone em 35K. Esta é a primeira análise da minha mudança para Penzoil Platinum Euro 5W30. Todos os relatórios anteriores foram sobre o óleo AC Delco do revendedor. Eu não fazia ideia de que deixar o caminhão em marcha lenta aumentaria a diluição do combustível, mas aparentemente foi daí que veio o pico (pequeno) porque eu NÃO dirigi por 10-15 minutos em velocidades de rodovia antes da amostragem. Eu tinha ido para casa do trabalho e jantado, mas queria ter certeza de que estava em boa temperatura antes da troca de óleo, então deixei-o em marcha lenta na garagem por 5-10 minutos. Eu tinha observado isso no comprovante de amostra, então isso foi captado nos comentários para mim. Pensamentos?
Parece-me que a Pennzoil é a fornecedora do óleo AC Delco dexos2. As quantidades de aditivos e os resultados são quase idênticos, na minha opinião.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#46 · (Edited)
Aqui está o meu. A vida útil do óleo foi para 0% em 7200 e eu o empurrei para 7600 porque eu estava em uma viagem e rebocando um trailer.

Este é o Biosyn Xtra CJ-4, que é um óleo de motor feito de matérias-primas vegetais esterificadas não tóxicas cultivadas nos EUA. Usei uma mistura 50/50 de 10w30 e 15w40 para torná-lo um 10w40. Este óleo tem algumas propriedades únicas que o tornam superior aos óleos sintéticos à base de combustíveis fósseis.

Todos os metais de desgaste são muito baixos, no entanto, não tenho ideia de onde veio o manganês. O manganês geralmente é ligado ao aço e eles se rastreiam juntos. O ferro é baixo, no entanto, então não parece ser um metal de desgaste.

Comecei a usar um novo aditivo de combustível neste intervalo de troca de óleo e talvez ele contenha um composto à base de manganês. Ou a amostra foi contaminada de alguma forma. Eu sei que esta é minha amostra porque há antimônio presente, que é exclusivo da fórmula Biosyn. Então, sem troca no laboratório...

É meio obscuro, mas o valor da fuligem é de 0,1% e a diluição do combustível foi de 1,9%.

#48 · (Edited)
Apenas jogando isso para fora-- comparar UOA faria mais sentido se todos vocês usassem o mesmo laboratório e dessem muito mais informações sobre seus casos de uso.
Eu não acho que todos possamos concordar em usar o mesmo laboratório. Isso não é prático. Eu gosto de analisadores de óleo porque eles fazem diluição real de combustível, medem fuligem, incluem TBN e testam para Antimônio, o que a Blackstone Labs não faz.

Eu acho que é bom dar detalhes sobre seu uso e a marca do filtro que você está usando.

#52 ·
#53 ·
Alguém tem alguma informação sobre a fórmula europeia da AMSOIL:
https://www.amsoil.com/shop/by-prod...or-oil/european/european-car-formula-5w-30-synthetic-motor-oil/?code=aelqt-ea#B

Não é um HTHS excelente, mas menciona Dexos2. Não sei se isso significa que é realmente certificado Dexos 2.
Não, a Amsoil não possui óleos com certificação/licença dexos2. A Amsoil está apenas alegando atender ou exceder a especificação, mas não há garantia.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk